Muita gente já ouviu falar da Imgnation, empresa santa-mariense desenvolvedora de games criada na Incubadora da UFSM e que está ganhando o mundo. E as boas notícias não param. Por dois motivos. O primeiro é que os guris venceram um edital da Agência Nacional do Cinema (Ancine) com incentivo de até R$ 500 mil para a execução do projeto de um jogo de realidade virtual. O segundo é que, entre a próxima segunda e sexta-feira, dois membros da equipe da Imgnation estarão nos Estados Unidos na maior feira do setor, a Game Developers Conference (GDC), para apresentar um dos seus jogos. É o Monowheels VR, que simula uma corrida com moto de uma roda e tem batalhas (veja um vídeo abaixo).
As escolas estaduais que ainda não acabaram o ano letivo de 2017
O fundador da empresa e diretor criativo Orlando Fonseca Jr diz que, para a concorrência da Ancine, foi criado um projeto específico.
- Fizemos um projeto especialmente para o edital, bem direcionado quanto às exigências, pensamos em jogo que se encaixasse em todos requisitos. Criamos o Pirate Manager VR, que é um game de piratas onde o jogador é o capitão do navio e passa por eventos engraçados. Bem aventura mesmo, com tom cartunesco. Mandamos o projeto, um protótipo mesmo para o edital. Agora, tem uma fase burocrática, que é parte legal de contratações, até receber o dinheiro para começar a desenvolver o projeto. Pensamos que, por ser ano de eleição, isso ocorra logo - explica o diretor de criativo.
No foto, Orlando Fonseca Jr (de verde) e a equipe da Imgnation com os óculos de realidade virtual
NA AMÉRICA DO NORTE
Nesse final de semana, Orlando e mais um sócio da Imgnation, Mauricio Schneider, estão em viagem para a terra do Tio Sam para participar da GDC, que começa nesta segunda e vai até sexta e reúne todas as novidades do mundo dos games. O produto que a empresa de Santa Maria está levando é o Monowheels, um jogo de corrida e combate em que o jogador corre dentro de uma moto de uma roda só.
- É um game de realidade virtual o qual estamos trabalhando desde 2015 e que vamos lançar para todas as plataformas disponíveis. Será compatível com os principais óculos de realidade virtual: Óculos Face; HTC View VR: Windows, que é da Microsoft e que é fabricado por várias marcas; e, depois, os mobile, que são aqueles que colocam o smartphone na frente, como a Samsumg; o PlayStation VR, que tu ligas no videogame; e os óculos da Google. A gente tem parceria estabelecida com todas as marcas - afirma Orlando.
Dono da Havan visita a cidade, mas evita falar em abertura de loja
Segundo ele, há boa expectativa da participação na feira. Não é a primeira vez que a Imgnation participa, já que foi em um destes eventos que foi firmada uma parceria com a Samsung:
- As parcerias entre os desenvolvedores de games ocorrem por procura de ambas as partes. Participamos de eventos de games pelo mundo e isso proporciona a todos irem se conhecendo. Vai acontecendo ao natural.
JOGO PARA O ROCK IN RIO
Genuinamente santa-mariense, a Imgnation nasceu dentro da Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) formada por egressos de diferentes cursos. Conforme o fundador Orlando Fonseca Jr, 34 anos, em 2007, ele, alguns colegas de faculdade e uns amigos se juntaram com a proposta inicial de montar um estúdio de ilustração e design.
- O nosso objetivo era trabalhar com jogos de animação, cinema e tudo mais. Na verdade, foi um período de pré-incubação. Até para que pudéssemos descobrir exatamente o que a gente queria. No entanto, desde os primeiros dias, a gente já começou a trabalhar com jogos. Tinha uma empresa de games na incubadora e passamos a atuar juntos. Alguns meses depois, começamos a fazer ilustrações e artes de jogos para empresas de fora do país. Não tenho a menor ideia da quantidade de jogos que a gente já trabalhou - lembra o empresário, que é formado em Desenho Industrial pela UFSM.
Depois disso, a partir de 2010, a Imgnation passou a trabalhar diretamente com jogos de aplicativos, e a grande virada da empresa foi em 2014, quando a equipe mudou totalmente o foco do negócio para desenvolver games para óculos de realidade virtual da Samsung.
Além disso, durante a sua trajetória, a empresa participou de programas de aceleração da Boost VC, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e também desenvolveu a versão do Angry Birds VR Rock In Rio feita especialmente para óculos de realidade virtual, tendo como tema o festival de música. O jogo foi demonstrado no Rock in Rio de Las Vegas.
OS JOGOS DA IMGNATION
MONOWHEELS VR
Atual game em produção. É um jogo de corrida e combate, que se passa num futuro pós-apocalíptico, onde os jogadores correm em motos de uma roda só, dentro dessa roda. O jogo será lançado na feira mundial GDC, nos EUA nesta semana, para HTC Vive, Oculus Rift, Windows MR e Playstation VR.
- O game é baseado em um estilo que era muito forte nos anos 90, como Rock N' Roll Racing, e que a comunidade que jogava esses jogos ainda é muito forte. Quando a gente postou coisas do jogo na Internet, tivemos um alcance viral muito grande, porque essas pessoas ainda têm vontade de jogar esse tipo de jogo - adianta Orlando.
DOGDE THIS
Lançado para iPhone e iPad, em parceria com a publicadora Chillingo, em 2013. Em 2014, a Imgnation foi convidada pela Samsung para levar o jogo para o produto que eles estavam lançando, os óculos Gear VR. Então foi apresentado o Dodge This VR no final de 2014.
- Essa parceria teve um impacto muito grande para empresa. O jogo é uma ponte do rio que cai, só que tu jogas como canhoneiro. É uma ideia bem como naquele quadro que tinha no programa do Faustão mesmo. Só que a gente incrementou com ideias interessantes e engraçadas, com bigornas caindo, galinha que explode, tipo os desenhos animados do Pernalonga e a turma do Looney Tunes - conta Orlando.
COW MILKING
Lançado em outubro de 2017, é um jogo engraçado e muito dinâmico em que o jogador deve tirar leite de uma vaca o mais rápido possível para poder criar diferentes produtos, enquanto tenta espantar Óvnis e aliens que tentam abduzir a sua vaca. Disponível no Steam para HTC Vive, Oculus Rift e Windows MR.
- São ideias absurdas e humoradas que surgem do nada. Um fala uma coisa, outro fala outra, vamos juntando isso e surgem as ideias que vamos incrementando. A gente viaja bastante. E isso que aqui na empresa, quase ninguém bebe e, pelo que sei, ninguém usa drogas. Em geral, nossos jogos têm essa pegada de humor bem forte - brinca Orlando.